Inspire-se

Um espaço para contar suas experiências e escutar experiências de outras pessoas sobre como têm usado o Grok e quais os resultados e benefícios colhidos.

Categoria
Filtrar depoimentos
Oficina Cultural para jovens com Grok e fotografias
Educação
Sou responsável pela Organização Social Transforme Sorrisos, atuamos desde 2010 com a missão de levar acesso à cultura para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Recebemos nosso jogo GROK em novembro, e já utilizamos ele em nossa Oficina Cultural com meninos de 7 a 14 anos que se encontram afastados das famílias e sob medida de proteção. Eles são encaminhados para a unidade pelo Conselho Tutelar e por determinação da Vara da Infância e da Justiça em função de violência, ameaça ou violação de direitos, negligência, abandono, maus-tratos e rompimento de vínculos familiares.
Nosso objetivo com o jogo era criar mais repertório dos sentimentos, proposta que estamos trabalhando o ano todo.
Experimentar o jogo foi mais uma oportunidade para um mergulho sobre o tema, conseguimos trabalhar a escuta, desejos, esperanças, a nomear diferentes sentimentos, e a conectar esses sentimentos de maneira lúdica e divertida com fotografias que utilizamos junto com o jogo, as fotos representam vários sentimentos, algumas eram fotos da gente e outras de várias situações diferentes.
Foi uma experiência maravilhosa e adoramos pois podemos criar junto com o jogo, dando mais autonomia para o desenvolvimento de cada um.
Nosso muito obrigado pela doação e confiança, com toda certeza vamos utilizar o jogo durante o ano que vem em nossas ações.
* Os rostos dos jovens foram escondidos para proteger sua imagem e identidade.
Enviado por: Ana Nisio (Organização Social Transforme Sorrisos)
Ambiente usado / Área de atuação: Levar acesso à cultura para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social
Usei para conversar com jovens sobre um caso de internação de um estudante envolvido com drogas
EducaçãoFacilitação

Levei pra sala de aula e joguei com um grupo de alunos de uma turma que teve um caso de envolvimento com drogas que culminou na internação do menino. A turma estava muito sensível e abalada. Foi lindo de ver. Ampliou a conexão que existia entre nós e organizou muitas coisas internas por ali!

Enviado por: Faber P.
Ambiente usado / Área de atuação: -
Uso do Grok em grupo de prática em CNV
Facilitação

Conduzo grupos de prática em Comunicação Não Violenta. No ultimo encontro utilizei o Grok para apoiar nossa prática que era em torno da identificação e autoresponsabilidade e incremento do vocabulário sobre sentimentos.

As participantes adoraram o Grok por vários motivos mas talvez o que chamou mais atenção foi o contato que elas tiveram com a nomeação de um repertório vasto de sentimentos. Puderam experienciar o quanto que no dia a dia limitamos nosso vocabulário e consequentemente dificultamos nossa conexão com nosso mundo interno e com o que necessitamos.

Pretendo usar muito mais o jogo ao longo das práticas do grupo. E provavelmente, como já aconteceu, ampliando muito a compreensão e o engajamento das pessoas em prol da não-violência.

Enviado por: Silvia Psi
Ambiente usado / Área de atuação: Psicóloga e facilitadora de CNV
Warm-up
Trabalho e carreira

De forma simples e cuidando para ser objetivo e contributivo, uso a metodologia para inicio dos trabalhos em grupo. Na maioria dos casos as pessoas já estão em grupo aguardando o inicio do trabalho quando promovo o seguinte processo:

  1. Colocado o contexto do desafio do dia, onde para o mesmo as pessoas terão necessidades e sentimentos
  2. Explicado o processo a seguir
  3. Pausa com um música de fundo para que as pessoas se tragam ao presente.
  4. Ao final elas escolhem uma carta (voltada para baixo), aleatoriamente, de sentimentos e de necessidades
  5. Posteriormente elas abrem a carta de necessidade acompanhado de uma reflexão pessoas de aproximadamente 1′
  6. Posteriormente elas abrem a carta de sentimento acompanhado de uma reflexão pessoas de aproximadamente 1′
  7. Compartilhamento em grupo de sua experiência e definição das necessidades e sentimentos presentes
  8. As cartas permanecem com as pessoas durante os trabalhos para, eventualmente, lembrarem das necessidades e sentimentos presentes
Enviado por: Regis Lucci
Ambiente usado / Área de atuação: Consultoria
Grok como aliado de nossa prática pedagógica
Educação

Estamos muito contentes com as possibilidades de utilização do Grok!

Gostaríamos de compartilhar o relato de utilização do jogo junto a equipe pedagógica do Instituto Crescer Legal, a partir de Março/20 passaremos a utilizar o Grok com os jovens que participam dos programas sociais do Instituto.

Tivemos conhecimento acerca do jogo GROK durante uma formação realizada por uma das colaboradoras da instituição. No nosso trabalho, abordamos diversos aspectos relacionados com a Comunicação Não Violenta, com isso, acreditamos que o jogo poderia ser um aliado de nossa prática pedagógica, visto que ele permite uma comunicação mais eficaz em relação às necessidades e sentimentos dos participantes, no nosso caso, jovens do meio rural.

Afim de testar as possibilidades da utilização do mesmo, realizamos a experimentação dos diferentes formatos durante o primeiro encontro com o grupo de educadores, após o recesso. Primeiro, nos familiarizamos com as cartas de necessidades e depois de sentimentos, seguindo os modelos do manual que acompanha o jogo. Posteriormente, cada integrante, coordenou uma atividade com o uso do GROK, aplicando com os demais colegas do grupo. Surgiram várias discussões bacanas acerca das possibilidades de utilização do mesmo, além de ser essencial para podermos utilizar dessa ferramenta com mais eficiência com os jovens. Foi muito interessante observar o quanto muitas vezes não soubemos nomear os sentimentos e/ou necessidades que temos, mesmo que pareçam óbvios.

Algumas possibilidades que surgiram em relação a familiarização do jogo:

  • Antes de iniciarmos o jogo, mapear os sentimentos e necessidades que o grupo conhece.
  • Iniciar a utilização com as palavras que eles conhecem e posteriormente ir pesquisando sobre outros sentimentos e necessidades, ampliando o vocabulário dos envolvidos.
  • Elaborar um glossário acerca dos sentimentos e necessidades do grupo.
Enviado por: Daniele Trintin de Oliveira (Instituto Crescer Legal)
Ambiente usado / Área de atuação: Educação de jovens aprendizes do meio rural
Grok Sozinho é uma conversa
Grok sozinho

Usei o Grok para conversar comigo sobre determinada questão.

Foi muito legal. A resposta trouxe à tona algo que eu quase sabia, mas ainda não tinha focado e portanto, ainda não tinha reparado. Gostei bastante do que me provocou pensar e perceber. Foi prático e direto.

Recomendo.

Enviado por: Rita Hetem Aventurato
Ambiente usado / Área de atuação: Psicologia