Inspire-se

Um espaço para contar suas experiências e escutar experiências de outras pessoas sobre como têm usado o Grok e quais os resultados e benefícios colhidos.

Categoria
Filtrar depoimentos
Grok Favorece a Conexão em Diferentes Ambientes
EducaçãoFacilitaçãoTrabalho e carreira

Uso o Grok constantemente em meu trabalho com grupos, no ambiente corporativo, educacional ou em eventos abertos e sempre resulta em ricas trocas e aprendizados, as pessoas conseguem se conectar mais facilmente (tanto consigo mesmas como uma com as outras).

O baralho é muito fácil de usar, bem completo na diversidade tanto de sentimentos quanto de necessidades e permite várias formas diferentes de jogar. O suporte oferecido através dos grupos, no Face ou no WhatsApp é um diferencial pois sempre há o compartilhamento de novos olhares e insights sobre Comunicação Não-Violenta.

Enfim, amo o Grok! Gratidão, Sérgio e Laura… e também a todos os envolvidos!!

Enviado por: Ana
Ambiente usado / Área de atuação: Especialista em Comunicação Conectiva, Palestrante e Trainer
Grok e Onboarding
Trabalho e carreira

A escolha do Grok se deu para que pudesse levar uma experiência verdadeiramente empática para os líderes da companhia durante o treinamento de Onboarding.

Onboarding é uma estratégia das empresas durante o processo de adaptação e capacitação dos colaboradores recém contratados que ainda, algumas vezes, são deixados soltos, sozinhos em um momento tão importante e, ao mesmo tempo, delicado na vida desse profissional.

O jogo surge durante o treinamento para que a empatia seja sentida e experimentada por todos. Os participantes devem sortear uma carta e descobrir o sentimento a partir de relatos dos  demais participantes de situações vividas na companhia, quando dizem “eu me sinto assim quando…”.

Os resultados têm sido incríveis!

Amo esse jogo.

Enviado por: Renata Ventura
Ambiente usado / Área de atuação: RH Educação Corporativa
Grok como aliado de nossa prática pedagógica
Educação

Estamos muito contentes com as possibilidades de utilização do Grok!

Gostaríamos de compartilhar o relato de utilização do jogo junto a equipe pedagógica do Instituto Crescer Legal, a partir de Março/20 passaremos a utilizar o Grok com os jovens que participam dos programas sociais do Instituto.

Tivemos conhecimento acerca do jogo GROK durante uma formação realizada por uma das colaboradoras da instituição. No nosso trabalho, abordamos diversos aspectos relacionados com a Comunicação Não Violenta, com isso, acreditamos que o jogo poderia ser um aliado de nossa prática pedagógica, visto que ele permite uma comunicação mais eficaz em relação às necessidades e sentimentos dos participantes, no nosso caso, jovens do meio rural.

Afim de testar as possibilidades da utilização do mesmo, realizamos a experimentação dos diferentes formatos durante o primeiro encontro com o grupo de educadores, após o recesso. Primeiro, nos familiarizamos com as cartas de necessidades e depois de sentimentos, seguindo os modelos do manual que acompanha o jogo. Posteriormente, cada integrante, coordenou uma atividade com o uso do GROK, aplicando com os demais colegas do grupo. Surgiram várias discussões bacanas acerca das possibilidades de utilização do mesmo, além de ser essencial para podermos utilizar dessa ferramenta com mais eficiência com os jovens. Foi muito interessante observar o quanto muitas vezes não soubemos nomear os sentimentos e/ou necessidades que temos, mesmo que pareçam óbvios.

Algumas possibilidades que surgiram em relação a familiarização do jogo:

  • Antes de iniciarmos o jogo, mapear os sentimentos e necessidades que o grupo conhece.
  • Iniciar a utilização com as palavras que eles conhecem e posteriormente ir pesquisando sobre outros sentimentos e necessidades, ampliando o vocabulário dos envolvidos.
  • Elaborar um glossário acerca dos sentimentos e necessidades do grupo.
Enviado por: Daniele Trintin de Oliveira (Instituto Crescer Legal)
Ambiente usado / Área de atuação: Educação de jovens aprendizes do meio rural
Uso do Grok em grupo de prática em CNV
Facilitação

Conduzo grupos de prática em Comunicação Não Violenta. No ultimo encontro utilizei o Grok para apoiar nossa prática que era em torno da identificação e autoresponsabilidade e incremento do vocabulário sobre sentimentos.

As participantes adoraram o Grok por vários motivos mas talvez o que chamou mais atenção foi o contato que elas tiveram com a nomeação de um repertório vasto de sentimentos. Puderam experienciar o quanto que no dia a dia limitamos nosso vocabulário e consequentemente dificultamos nossa conexão com nosso mundo interno e com o que necessitamos.

Pretendo usar muito mais o jogo ao longo das práticas do grupo. E provavelmente, como já aconteceu, ampliando muito a compreensão e o engajamento das pessoas em prol da não-violência.

Enviado por: Silvia Psi
Ambiente usado / Área de atuação: Psicóloga e facilitadora de CNV
O Grok na transformação da comunicação
Grok sozinho

Adquiri o Grok para o uso pessoal nos trabalhos que sou convidado. Porém incorporei o seu uso no Treinamento “Comunicação nas relações de trabalho” o qual sou responsável na Santa Casa.

Foram mais de 20 turmas e aproximadamente 450 pessoas impactadas, graças ao Grok recebemos devolutivas como: “Foi o treinamento que mudou a minha vida”, “Após o treinamento eu mudei completamente, não só no trabalho, mas em casa também”.

É gratificante ser responsável pela condução deste trabalho, mas o Grok tem grande responsabilidade neste processo.

Obrigado a Colibri por proporcionar isso a nós.

Enviado por: Kedman Elliaquim
Ambiente usado / Área de atuação: Gerente de Desenvolvimento de Pessoas - Santa Casa de Marília
Estou jogando eventualmente, com amigos que aparecem com problemas pessoais… Sempre aparecem…
Relações

Estou jogando eventualmente, com amigos que aparecem com problemas pessoais… Sempre aparecem… Então, desde que estou com o Grok em mãos, os convido a brincar de Spock (de Jornada nas Estrelas), personagem que encara as maiores tragedias com a sobrancelha erguida e o inesperado comentario: “fascinante”. É o que a CNV nos convida a fazer perante nossas mazelas pessoais.

Após nossas conversas, convido os a jogar as cartas. Trazemos as emoções para a luz do microscopio. Fazemos o mapeamento das emoções pertinentes com a ajuda das cartas. Bem depois, pq o processo da primeira etapa é demorado, passamos ao mapeamento das necessidades não atendidas… Meu relacionamento com meus amigos é um constante exercício da escuta empática, e o Grok é o suporte do exercício, geralmente jogado no final dos nossos encontros. Como sempre em mudança está o futuro, ainda não sei como será o uso futuro do jogo. Com certeza, haverá evolução. Estou grata pela experiencia da qual estou participando com todos aqui. Um abraço grande a todos! Prossigamos.

Enviado por: Nani Braun
Ambiente usado / Área de atuação: -