Um espaço para contar suas experiências e escutar experiências de outras pessoas sobre como têm usado o Grok e quais os resultados e benefícios colhidos.
EHcS dRxJgQ rScYqu sqSLH pqkS omQnKt
A escolha do Grok se deu para que pudesse levar uma experiência verdadeiramente empática para os líderes da companhia durante o treinamento de Onboarding.
Onboarding é uma estratégia das empresas durante o processo de adaptação e capacitação dos colaboradores recém contratados que ainda, algumas vezes, são deixados soltos, sozinhos em um momento tão importante e, ao mesmo tempo, delicado na vida desse profissional.
O jogo surge durante o treinamento para que a empatia seja sentida e experimentada por todos. Os participantes devem sortear uma carta e descobrir o sentimento a partir de relatos dos demais participantes de situações vividas na companhia, quando dizem “eu me sinto assim quando…”.
Os resultados têm sido incríveis!
Amo esse jogo.
Utilizamos o Grok enquanto ferramenta de um círculo de construção de paz para trabalharmos o fortalecimento de vínculo.
Utilizamos as cartas de sentimentos, que ficaram expostas ao entorno da peça de centro. No check-in, cada participante retirou uma carta com o sentimento que trazia consigo para iniciarmos o novo ano.
Ao final do círculo, novamente utilizamos as cartas de sentimentos para realizarmos o check-out. Cada um dos participantes partilhou os sentimentos acerca da realização do círculo de fortalecimento de vínculo que foi vivenciado.
Já joguei umas 2 vezes sozinho e uma com minha mãe. Todas as vezes foram bem positivas, principalmente com a minha mãe, pudemos nos abrir mais emocionalmente um para o outro e pude integrar melhor questões minhas quando joguei só!
Conduzo grupos de prática em Comunicação Não Violenta. No ultimo encontro utilizei o Grok para apoiar nossa prática que era em torno da identificação e autoresponsabilidade e incremento do vocabulário sobre sentimentos.
As participantes adoraram o Grok por vários motivos mas talvez o que chamou mais atenção foi o contato que elas tiveram com a nomeação de um repertório vasto de sentimentos. Puderam experienciar o quanto que no dia a dia limitamos nosso vocabulário e consequentemente dificultamos nossa conexão com nosso mundo interno e com o que necessitamos.
Pretendo usar muito mais o jogo ao longo das práticas do grupo. E provavelmente, como já aconteceu, ampliando muito a compreensão e o engajamento das pessoas em prol da não-violência.