Inspire-se

Um espaço para contar suas experiências e escutar experiências de outras pessoas sobre como têm usado o Grok e quais os resultados e benefícios colhidos.

Categoria
Filtrar depoimentos
O Grok na transformação da comunicação
Grok sozinho

Adquiri o Grok para o uso pessoal nos trabalhos que sou convidado. Porém incorporei o seu uso no Treinamento “Comunicação nas relações de trabalho” o qual sou responsável na Santa Casa.

Foram mais de 20 turmas e aproximadamente 450 pessoas impactadas, graças ao Grok recebemos devolutivas como: “Foi o treinamento que mudou a minha vida”, “Após o treinamento eu mudei completamente, não só no trabalho, mas em casa também”.

É gratificante ser responsável pela condução deste trabalho, mas o Grok tem grande responsabilidade neste processo.

Obrigado a Colibri por proporcionar isso a nós.

Enviado por: Kedman Elliaquim
Ambiente usado / Área de atuação: Gerente de Desenvolvimento de Pessoas - Santa Casa de Marília
mdfmvzgfwe

qpkshvxdlzpzulzwvxzinulllqjtdo

Enviado por: khwshfpezi
Ambiente usado / Área de atuação: ejfzdfjnsr
Joguei com minha mãe e tivemos mais abertura emocional
Relações

Já joguei umas 2 vezes sozinho e uma com minha mãe. Todas as vezes foram bem positivas, principalmente com a minha mãe, pudemos nos abrir mais emocionalmente um para o outro e pude integrar melhor questões minhas quando joguei só!

Enviado por: Lucival C.
Ambiente usado / Área de atuação: -
Grok como aliado de nossa prática pedagógica
Educação

Estamos muito contentes com as possibilidades de utilização do Grok!

Gostaríamos de compartilhar o relato de utilização do jogo junto a equipe pedagógica do Instituto Crescer Legal, a partir de Março/20 passaremos a utilizar o Grok com os jovens que participam dos programas sociais do Instituto.

Tivemos conhecimento acerca do jogo GROK durante uma formação realizada por uma das colaboradoras da instituição. No nosso trabalho, abordamos diversos aspectos relacionados com a Comunicação Não Violenta, com isso, acreditamos que o jogo poderia ser um aliado de nossa prática pedagógica, visto que ele permite uma comunicação mais eficaz em relação às necessidades e sentimentos dos participantes, no nosso caso, jovens do meio rural.

Afim de testar as possibilidades da utilização do mesmo, realizamos a experimentação dos diferentes formatos durante o primeiro encontro com o grupo de educadores, após o recesso. Primeiro, nos familiarizamos com as cartas de necessidades e depois de sentimentos, seguindo os modelos do manual que acompanha o jogo. Posteriormente, cada integrante, coordenou uma atividade com o uso do GROK, aplicando com os demais colegas do grupo. Surgiram várias discussões bacanas acerca das possibilidades de utilização do mesmo, além de ser essencial para podermos utilizar dessa ferramenta com mais eficiência com os jovens. Foi muito interessante observar o quanto muitas vezes não soubemos nomear os sentimentos e/ou necessidades que temos, mesmo que pareçam óbvios.

Algumas possibilidades que surgiram em relação a familiarização do jogo:

  • Antes de iniciarmos o jogo, mapear os sentimentos e necessidades que o grupo conhece.
  • Iniciar a utilização com as palavras que eles conhecem e posteriormente ir pesquisando sobre outros sentimentos e necessidades, ampliando o vocabulário dos envolvidos.
  • Elaborar um glossário acerca dos sentimentos e necessidades do grupo.
Enviado por: Daniele Trintin de Oliveira (Instituto Crescer Legal)
Ambiente usado / Área de atuação: Educação de jovens aprendizes do meio rural
O GROK é um jogo libertador!
Grok sozinho

O GROK é um jogo libertador!

Feito para jogar sozinho ou com muitas pessoas, ele é uma reflexão, que independente de nossa história ou situação, somos todos somos seres humanos e temos as mesmas necessidades.

Muitos dos meus diálogos e minhas discussões melhoraram significativamente ao conseguir ver o ser humano por trás, além da raiva e culpa. Recomendo muito!

Enviado por: Anônimo
Ambiente usado / Área de atuação: -
Warm-up
Trabalho e carreira

De forma simples e cuidando para ser objetivo e contributivo, uso a metodologia para inicio dos trabalhos em grupo. Na maioria dos casos as pessoas já estão em grupo aguardando o inicio do trabalho quando promovo o seguinte processo:

  1. Colocado o contexto do desafio do dia, onde para o mesmo as pessoas terão necessidades e sentimentos
  2. Explicado o processo a seguir
  3. Pausa com um música de fundo para que as pessoas se tragam ao presente.
  4. Ao final elas escolhem uma carta (voltada para baixo), aleatoriamente, de sentimentos e de necessidades
  5. Posteriormente elas abrem a carta de necessidade acompanhado de uma reflexão pessoas de aproximadamente 1′
  6. Posteriormente elas abrem a carta de sentimento acompanhado de uma reflexão pessoas de aproximadamente 1′
  7. Compartilhamento em grupo de sua experiência e definição das necessidades e sentimentos presentes
  8. As cartas permanecem com as pessoas durante os trabalhos para, eventualmente, lembrarem das necessidades e sentimentos presentes
Enviado por: Regis Lucci
Ambiente usado / Área de atuação: Consultoria