Um espaço para contar suas experiências e escutar experiências de outras pessoas sobre como têm usado o Grok e quais os resultados e benefícios colhidos.
EHcS dRxJgQ rScYqu sqSLH pqkS omQnKt
Crio e me inspiro por caminhos lúdicos e criativos de autoconhecimento. Como terapeuta em Renascimento e Ciência do Início da Vida, com bases num Autodesenvolvimento Lúdico-Criativo, encontrei no Grok um apoio leve e divertido para meus clientes acessarem conscientemente o que as sessões fazem emergir do campo inconsciente. Assim que o adquiri, em 2019, passei a incorporá-lo principalmente ao final de jornadas de atendimentos, para que a autodescoberta e a autonomia no caminho terapêutico fossem uma conquista prazerosa do sentir e assim tem sido.
Ainda que o caminho frequencial terapêutico traga resultados efetivos, noto com o Grok o quanto a percepção, a identificação e a consciência do que cada cliente sente e lhe é importante, no campo sendo cuidado, fazem uma grande diferença no aprendizado do escutar-se, cuidar-se e amar-se. Vejo que o Grok ajuda a materializar, nos encontros, a descoberta curadora do “eu posso sentir, finalmente!”, que o Renascimento traz como conquista vibracional.
Para cada contexto terapêutico, brinco de criar convites diferentes de uso do Grok, seja no início das jornadas para perceberem que em geral não conseguem acessar o sentir (e não é apenas por falta de repertório); durante as mesmas, para irem acompanhando as mudanças sendo realizadas internamente ou mesmo ao final, ao darem-se conta do quanto o contato com o sentir pode ser expresso para si mesmo e para o outro. Isso é um super apoio que recebo ao atuar profissionalmente como terapeuta junto ao Grok! Sou super grata por o terem criado!
Como o utilizo também em autoempatia e escuta no meu relacionamento afetivo, sigo recomendando-o por sentir o quanto me apoia e apoia outros no caminho do autoconhecimento. Autoconhecer-se com ludicidade é maravilhoso!
Daniellla Gomes
Apresentamos a proposta do jogo “Grok” (doado pela empresa Colibri, como estratégia de intervenção para abordagens relacionadas à Comunicação Não Violenta), com a ideia de exercitar a prática de nomeação de sentimentos, facilitando as relações e a comunicação daqueles, de forma mais clara. O adolescente sorteava as cartas de sentimentos e a equipe exemplificava com uma situação na qual “se sentiria assim…”. O adolescente precisava indicar qual sentimento acreditava ser e dar também um exemplo no qual teria se sentido dessa maneira. Tal dinâmica se deu em decorrência de analfabetismo do atendido. Notou-se que o socioeducando possui habilidades de narração, descrição e comparação. No entanto, o adolescente não conseguiu fazer o exercício de nomear os sentimentos, trazendo novamente limitações na prática de abstração. Ainda assim, percebe-se uma maior vinculação à equipe com a prática de se expressar e falar sobre suas vivências.
De forma simples e cuidando para ser objetivo e contributivo, uso a metodologia para inicio dos trabalhos em grupo. Na maioria dos casos as pessoas já estão em grupo aguardando o inicio do trabalho quando promovo o seguinte processo:
A escolha do Grok se deu para que pudesse levar uma experiência verdadeiramente empática para os líderes da companhia durante o treinamento de Onboarding.
Onboarding é uma estratégia das empresas durante o processo de adaptação e capacitação dos colaboradores recém contratados que ainda, algumas vezes, são deixados soltos, sozinhos em um momento tão importante e, ao mesmo tempo, delicado na vida desse profissional.
O jogo surge durante o treinamento para que a empatia seja sentida e experimentada por todos. Os participantes devem sortear uma carta e descobrir o sentimento a partir de relatos dos demais participantes de situações vividas na companhia, quando dizem “eu me sinto assim quando…”.
Os resultados têm sido incríveis!
Amo esse jogo.
Usei o Grok para conversar comigo sobre determinada questão.
Foi muito legal. A resposta trouxe à tona algo que eu quase sabia, mas ainda não tinha focado e portanto, ainda não tinha reparado. Gostei bastante do que me provocou pensar e perceber. Foi prático e direto.
Recomendo.